Quando começar a psicoterapia?
Todo mundo passa por períodos de estresse, tristeza, conflitos, que afetam a nossa saúde mental. Dessa forma, pode ser difícil saber quando buscar uma ajuda profissional.
Muito embora exista uma enorme campanha da psiquiatria e psicologia acerca de doenças mentais diagnosticáveis, o apoio psicológico parece ser a última busca a ser feita por alguém em sofrimento, o que acaba, não raras vezes, piorando o problema.
A baixa taxa de tratamento está associada a inúmeras coisas, dentre elas o estigma e os muitos tabus associados à consulta com um psicoterapeuta. Entre eles, a preocupação de que apenas pessoas “loucas” precisem de terapia ou que aceitar ajuda seja um sinal de fraqueza ou que as opções de tratamento sejam demoradas e caras.
Ainda, existe um estigma injustificado em torno das doenças mentais, mas não precisamos falar apenas sobre doença mental.
Nem todo sofrimento possui um nome e, mesmo que possua, estamos apenas falando sobre a vida e como ela pode ser difícil e pesarosa quando lidamos com o mal estar sozinhos.
Então, quando buscar apoio profissional?
A partir do momento que um sofrimento, seja ele qual for, passa a refletir na vida e nas relações em que estamos inseridos, é preciso contar com apoio profissional para atravessar esse período difícil.
Para isso, é preciso existir desejo em mudarmos nossa posição subjetiva em relação ao mal estar que nos afeta. E nos permitirmos ao encontro com alguém que pode servir como um espelho ou mediador para nossos sofrimentos.
No fim das contas, a psicoterapia é para aqueles e aquelas que buscam perceber a si mesmos em meio a angústia. Nem sempre é simples e fácil perceber essa necessidade, mas é possível e, na maioria das vezes, necessário.
#psicologia
#psicoterapia
#psicanalise
#saudemental
#cuidado
Comentários
Postar um comentário